Os interesses da classe levaram os pescadores a agremiarem-se, fundando uma Associação que assentava nos princípios da solidariedade em face dos perigos e das crises periódicas e ergueram com verdadeiro sentido de previdência a sua Caixa de Reformas.
Desta iniciativa surgiu, ao que parece, a primeira agremiação do género no país, fundada em 1 de Novembro de 1896, denominando-se “Associação da Classe Piscatória do Seixal”.
Foi entre os anos de 1940 e 1941 que um grupo de “carolas” dos desportos náuticos se juntaram para criarem um clube que desse satisfação às sua ambições. Durante os seus 39 anos de existência a Secção Desportiva da Casa dos Pescadores do Seixal organizou e concorreu a centenas de regatas, conquistando também centenas de troféus, que são hoje, o orgulho dos seixalenses.
Extinta em 1981, passou o testemunho desportivo à Associação Náutica do Seixal, fundada a 23 de Janeiro de 1981.
Algumas datas históricas:
1948 – A tripulação constituida por Rodolfo Ribeiro, Manuel Pescadinha e João Rosendo, ganhou o Campeonato Nacional de Vougas, disputado em Cascais.
1952- A tripulação composta por Rodolfo Ribeiro e Stuart Robim vencem as Provas de Apuramento para o Campeonato Nacional de Vougas.
1968 – Joaquim Henrique e Constantino Cardoso foram Vice-Campeões no Campeonato Nacional de Snipes.
1973 – A tripulação constituida pro Carlos Bandeira e Joaquim Henrique vencem o Campeonato Regional do Centro na Classe de Snipes.
Dois dos casos mais relevantes da ANS foi a organização do Campeonato Ibérico de Snipes em 1992, com o apoio da Câmara Municipal do Seixal e co-organizadora do Campenato do Mundo de Vauriens em 1995.
A modalidade de natação pura foi criada na ANS no final do ano de 1996, sofreu um forte incremento na época de 2002/2003, tendo sido a primeira Associação do Concelho com uma Equipa Federada e presente em provas oficiais.
Modalidades da ANS
Canoagem
Natação
Vela
Remo
Polo Aquático